terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mesopotâmia


Bora voltar 2.600 anos a.C.? Hoje vamos para a MESOPOTÂMIA!


A região da Mesopotâmia (onde hoje fica o Iraque) ficava entre os Rios Tigre e Eufrates, e por isso tinha como forte a agricultura, mas seus habitantes também inventaram a cidade-estado, a religião formal, a escrita, a matemática, as leis, a arquitetura, e a arte antiga.



"O berço do mundo" foi como o rei Nabucodonosor chamou a cidade da Babilônia (capital da Mesopotâmia) onde se formaram as primeiras civilizações do mundo e onde ficava a famosa Torre de Babel, não a novela, a enorme torre de 90 metros de altura que os antigos babilônios construíram com a intenção de chegar ao céu!


Os palácios eram construídos em forma de pirâmide, chamados Zigurates.
Elas eram um luxo só! Seus portões eram de metal maciço, leões alados guardavam as entradas e haviam jardins suspensos, construídos no alto das torres para que a rainha se sentisse "nas montanhas"!




(Reparem na Torre de Babel lá no fundo)




As paredes internas eram revestidas de pinturas de temas religiosos com imagens de deuses adorados pelos povos mesopotâmicos. Mas o Baixo-relevo é que era moda, o tema era a vida cotidiana, cenas de caça e episódios da vida do rei. Os animais retratados eram extremamente realistas e a tentativa era de mostrar três dimensões. 3D já naquela época!






CURIOSIDADES!
Como vocês já devem saber, durante a construção da Torre de Babel, segundo a Bíblia, Deus não gostou nadinha dessa idéia maluca de chegar no céu e confundiu a língua dos homens para que a comunicação ficasse no mínimo difícil e a obra não fosse concluída!




Dito e feito, a obra da torre não terminou, e ainda foi destruída por uma forte ventania! Não se sabe ao certo quando a torre foi destruída, mas o povo que habitava a região, por não conseguir mais se comunicar, se dispersou pelo mundo a fora, e assim formaram-se as diversas etnias e línguas que existem hoje!






Próximo post de história da Arte...quem quer dar uma volta de camelo?
Vamos desvendar os hieróglifos e descobrir como surgiram as pirâmedes do Antigo Egito!



Até lá!


Fonte: "Arte Comentada" de Carol Strickland, "Guia dos Curiosos" de Marcelo Duarte e Wikipédia.

Um comentário: