quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas

O Projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas Biblioteca de São Paulo é uma iniciativa inédita de resgate da memória dos artistas gráficos brasileiros.
Todo sábado no auditório da Biblioteca de São Paulo, um renomado artista gráfico prestará um depoimento sobre sua vida, sua obra e sua técnica para o público presente. Este depoimento será gravado e transcrito, gerando cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca, e  disponível ao público em geral.
Esta homenagem não para por aí, após a sessão de depoimento o homenageado deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.
Em pouco tempo o Brasil terá um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram pro crescimento dessa arte no Brasil.
Já foram homenageados no Sábados da Memória das Artes Gráficas na Biblioteca de São Paulo: Zélio, Zalla, Jal, Sonia Luyten, Luis Gê, Fernando Coelho, Laerte, Jô Oliveira, Elifas Andreatto, Mauricio de Sousa, Spacca, Nani, Angeli, Franco de Rosa, Benício, Marcelo Campos, Xalberto, Mutarelli, Toninho Mendes, Loredano, Ziraldo, Guto Lacaz, Primaggio, Orlando Pedroso, Alcy, Douglas e Mauro, Chico e Paulo Caruso, Waldomiro Vergueiro, Bione e Getulio Delphim, Renato Canini, Claudio Rocha, Solda, Geandré, Jayme Leão, Fausto, Morettini e Baptistão.
Certamente Sábados da Memória das Artes Gráficas será um presente para a atual e futuras gerações.
O próximo convidado a participar do Projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas para a gravação de depoimento é o renomado caricaturista paulista Baptistão.
Eduardo Baptistão é considerado um dos mais talentosos artistas de sua geração, e tem trabalhos publicados em vários jornais do Brasil. Obteve reconhecimento em diversas premiações, como no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, Salão Internacional de Humor do Piauí, 7th Tehran International Cartoon Biennial (Irã), World Press Cartoon (Portugal), entre outros. E na sua trajetória acumula três troféus HQMIX na categoria Melhor Caricaturista (2001, 2004 e 2005).
A gravação acontecerá no próximo sábado, dia 29 de janeiro na Biblioteca de São Paulo, a partir das 14h, com mediação de Marcelo Alencar.

Sábado da Memória das Artes Gráficas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2089-0800

Fonte: impulsohq
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário