terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Renascimento

O post de hoje sobre História da Arte será um pouquinho mais extenso, pois vamos estudar uma época extremamente importante para a arte, o RENASCIMENTO (1.300)

Detalhe Capela Sistina
O mundo acordou!

Renascimento foi uma redescoberta da arte, foi a arte mais próxima da vida, a passagem do interesse pelo sobrenatural para o natural, foi uma balança entre TRADIÇÃO E INOVAÇÃO.

Da Vinci, Dama com Arminho
Jan Van Eyck, Casamento


Podemos dizer que a curiosidade foi a maior aliada do renascimento.
O homem buscava por conhecimento!

O estudo da anatomia por exemplo, que era proibido, permitiu que os artistas evoluíssem sua visão sobre o corpo humano, aprimorando assim suas técnicas. Era tudo HARMONIA E PROPORÇÃO.


Homem Vitruviano, ótimo exemplo da imagem do "homem" no renascimento.
Perfeição e beleza ideal.

    
Estudos de Da Vinci

Durante esse período a exploração de novos continentes e a pesquisa científica inspirou o homem. Ele se tornou confiante em si, ao mesmo tempo que a Reforma Protestante diminuía o domínio da igreja.
O resultado foi a troca da imagem de um Deus soberano, pelo estudo do ser humano.



Reparem como a imagem de Jesus se perde entre os personagens coadjuvantes da obra de Veronese
 

QUATRO POR QUATRO

Quatro "novos" estilos de pintura marcaram a renascença:

1. Óleo sobre tela: Antes as pinturas eram feitas em painéis de madeira e afrescos, agora telas esticadas em armações de madeira eram a base das pinturas dos renascentistas.



2. Perspectiva: A ilusão de profundidade numa superfície plana já não era novidade, mas o renascimento aprimorou essa técnica.






3. Luz e Sombra: Chiaroscuro, ou claro/escuro é uma  técnica que define os contrastes trazendo as partes mais claras para "cima" criando um efeito de relevo escultural.




4. Configuração em pirâmide: Os quadros tinham um agrupamento de figuras do primeiro plano em horizontal, o que deixava o resultado final chapado. Com a balança em pirâmide, o quadro ficava com um efeito tridimensional e simétrico, ficando assim mais harmonioso.




QUEM ERA QUEM

A partir de agora, a identidade dos pintores e escultores vai ficando cada vez mais importante na arte, eles começam a definir seus estilos e traços de forma que suas obras sejam referência em cada período.

Botticelli: Tinha um estilo decorativo linear, suas donzelas flutuantes lembram a arte bizantina e seus nus sintetizavam a renascença em linhas ondulantes, e corpos pálidos e macios.



Leonardo Da Vinci: Mestre da renascença italiana, "Leo" foi um gênio de talentos múltiplos, era pintor, matemático, historiador, engenheiro, médico, artesão e também alpinista! Morreu aos 75 anos, em seu leito de morte disse: "Ofendi a Deus e a humanidade por não ter feito minha arte como devia"...além de tudo era modesto




Santa Ceia

Michelangelo: Descoberto pelo príncipe Lorenzo de Médici aos 15 anos, esse pobre menino com um talento glorioso se tornou "o divino" da renascença. Acreditava que a criatividade era a inspiração divina.


 Foi pintor e arquiteto mas para ele a "primeira arte" era a escultura. Foi um artista solitário, se recusava a ensinar aprendizes, e não gostava que o observassem trabalhando. Quando lhe reprovavam por não se casar ou ter filhos ele dizia "Tenho uma esposa muito exigente, que é minha arte, e meus filhos são minhas obras."

Capela Sistina

Pietá
Moisés
Ao terminar esta estátua Moisés, Michelangelo ficou tão impressionado com a beleza e perfeição da obra que bateu com seu martelo na estátua e gritou:"Parla!" ("fala" em português)



Rafael: Dos três figurões da renascença ( Da Vinci, Michelangelo, e Rafael), Rafael era o mais popular, ele era adorado por todos! Era rico, bonito, e bem-sucedido fazia um sucesso tremendo com a mulherada. Sua arte define a Alta Renascença, suas pinturas traziam todas as qualidades do renascimento, foi o principal artista da corte papal. Rafael morreu jovem, aos 37 anos vítima de febre






Ticiano: Dominou o mundo da arte por 60 anos, usava cores fortes como meio expressivo. Suas telas eram primeiramente pintadas de vermelho e depois eram pintados o fundo e e as figuras em mais de 40 camadas que tornavam as obras muito convincentes, podendo distinguir texturas de panos, pele e cabelo.




A  modelo de "Vênus de Urbino" não era exatamente a bela jovem acima.
 Ticiano não gostava de pintar mulheres velhas, porém quando recebeu a encomenda do Duque de Urbino para pintar sua esposa, ele não teve escolha. Para nãoperder a encomenda nem a moral, o pintor foi a um bordel e usou o modelo do corpo de uma das jovens, depois pintou a cabeça da duquesa. O duque, é claro,adorou a obra! 







CURIOSIDADES!
Se te perguntassem qual foi a obra de arte mais comentadamais admiradamais notável e de maior impacto no mundo da pintura, qual você responderia?

Como bom artista que é, sua resposta foi: Mona Lisa, é claro!



 Mona Lisa, Leonardo Da Vinci 1503
Óleo sobre madeira, 77 x 53 cm
Louvre, Paris

Ela decorou o quarto de Napoleão (até ser levada para o Louvre em 1804), provocou engarrafamento em Nova York quando 1,6 milhões de pessoas foram vê-la em uma exposição de sete semanas, apressou os japoneses ao ser exposta em Tóquio onde cada visitante tinha 10 segundos para observar o quadro. 


Ela é poderosa!

A Mona Lisa e seu enigmático sorriso foi inspirada em uma modelo viva, Lisa Gherargini, terceira esposa  de um rico mercador florentino, Francesco del Giocondo19 anos mais velho. Francesco encomendou um retrato de sua mulher para pendurá-lo na sala de jantar. Lisa começou a posar em 1503


Leonardo passouquatro anos trabalhando nele e mesmo assim não chegou a concluí-lo como desejava, acontece que o maridão de Lisa ficou impaciente com a demora e proibiu a mulher de continuar posando e nem pagou pela obra!

Mais tarde o rei francês Francisco I comprou o quadro por 15,3 quilos de ouro, para decorar seu banheiro.

Outras opniões:

- Alguns estudiosos dizem que Mona Lisa poderia ser Constanza d'Avalos, amante de Giuliano de Médici.

- O historiador Maike Vogt-Lüerssen, sugeriu, após ter pesquisado o assunto por 17 anos, que a mulher por trás do sorriso famoso é Isabel de AragãoDuquesa de Milão, para quem Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos.

- Já a cientista Lillian Schwartz, afirma que Mona Lisa é na verdade um auto-retrato de Leonardo, porém, vestido de mulher! Esta teoria baseia-se no estudo daanálise digital das características faciais do rosto de Leonardo e os traços do modelo.

- Outros dizem que Leonardo também pintou um quadro de Mona Lisa nua, porém o quadro e os esboços nunca foram encontrados.

Divulgação


O sorriso...

Milhares de historiados de arte e críticos já tentaram desvendar o que este sorriso quer dizer. É restrito, sedutor, conservador, tímido, inocente, convidativo, triste, devasso, é intrigante!

Um crítico de arte em 1568, escreveu: "Enquanto pintava o retrato dela, Leonardo contratou pessoas que tocavam e cantavam para manterem-na alegre, eliminando aquela ponta de melancolia que o ar de posar acarreta".

Mona na Moda

Vocês não sentem falta de nada no rosto de Mona Lisa? Ela não tem sobrancelhas! Não, Leonardo não esqueceu de pintá-las, e a moça também não tinha calvice nessa área, era moda na renascensa raspar as sobrancelhas.

Quase imperceptível o véu preto que Mona Lisa usa na cabeça, era em acessório que mulheres grávidas ou que acabavam de dar a luz usavam na época.

Ficheiro:MonaLisa sfumato.jpeg

Mona Lisa, onde está você?

No dia 21 de agosto de 1911, o museu do Louvre estava fechado para limpezaVicenzo Peruggia, um empregado, pegou a famosa tela de Da Vinci, tirou sua moldura e tomou a direção da rua. 


Durante dois anos ela ficou escondida no fundo falso de um baú do apartamento de Peruggia. Quando o caso parecia esquecido, o espertinho tentou vender a obra ao governo italiano por 95 mil dólares. As autoridades italianas o prenderam e devolveram a pintura aos franceses

No seu julgamento, Peruggia afirmou que seu ato foi por patriotismo, queria ver o quadro de volta ao país de seu criador.

Levou 1 ano e 15 dias de cadeia.

Em 1963 Mona Lisa foi avaliada em 100 milhões de dólares.





No próximo post de História da Arte...faremos uma "reuniãozinha" ao estilo barroco para discutir a ARTE BARROCA!

Salão de banquetes, palácio Real de Madri.



Até lá!

Fonte: Guia dos curiosos, Marcelo Duarte; Arte Comentada, Carol  Strickland; Wikipédia.

Um comentário:

  1. Parabéns, adorei, com sua permissão usarei este post em minhas aulas. Obrigada!

    ResponderExcluir