sexta-feira, 4 de março de 2011

Dia da Mulher

Dia 8 de março é o dia internacional da mulher, e claro que ele não poderia passar em branco. Confira as exposições que vão rolar para comemorar essa data!

Batom, Lápis e TPM no Dia Internacional da Mulher


A Prefeitura Municipal de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Ação Cultural e o CEDHU- Centro Nacional de Documentação,Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba - Convidam para a arbertura da Exposição " Batom, Lápis e TPM".Uma Exposição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher,por artistas mulheres.cartunistas convidadas:

Aline Bottcher (Brasil) Bahar Movahed Bashiri (Irã) Cintia Bolio (México) Clara Gomes (Brasil) Cláudia Kfouri (Brasil) Elena Ospina (Colômbia) Elisângela de Freitas Mattias (Brasil) Estela Menegalli (Brasil) Fabiane Bento-Chiquinha (Brasil) Flávia Tonelli (Brasil) Ju Teófilo (Brasil)Júlia Bax (Brasil) Laura Ballés (Argentina) Luli Penna (Brasil) Mariana Massarani (Brasil) Maria Luziano (Brasil) Marilena Nardi ( Itália) Marilu Trevisan (Brasil) Mauren Veras (Brasil) Nani Mosquera (Espanha) Pryscila Vieira (Brasil) Sahar Ajami ( Irã) Talya Nicoletti (Brasil) Toshiko Nishida (Japão) Vanessa Alenxandre (Brasil).

Dia 11 de março de 2011 - (sexta-feira) às 19:30hs Local- Teatro Municipal "Doutor Losso Netto". Av. Independente, nº 277, Piracicaba/SP.

Visitas de terças a domingo, das 14 às 20h. informações(19) 34032615 e 34032620 CEDHU - (19) 34334952 (teatro Municipal)


Mulheres em grandes traços de William Medeiros
Mulheres em grandes traços

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o ilustrador William Medeiros exibe uma série de caricaturas que forma, com humor e criatividade, um panorama de mulheres célebres na história.

Dilma Rousseff, Michelle Obama e Elba Ramalho são algumas das mulheres homenageadas pelas caricaturas de William Medeiros, que procuram explorar as partituras faciais de cada personagem e afirmar sua relevância em áreas como a política e cultura; vultos históricos, como Carlota Joaquina, e contemporâneas, como Amy Winehouse, também integram a galeria de personalidades recriadas pelo artista paraibano William Medeiros

Quando publicou sua primeira caricatura num jornal de Campina Grande, em 1982, William Medeiros contava apenas com 15 anos e já fazia humor de gente grande, tendo como motivação políticos e figuras de destaque do poder local. A arte de caricaturar rostos, acentuando perfis e expressões, tornou-se então uma marca do trabalho deste artista que também faz uso de seu traço irreverente para homenagear personalidades em evidência na mídia.
É este o caso das 20 imagens que compõem a mostra Traços de Grandes Mulheres, que desde ontem, início da Semana da Mulher (que precede o Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira, 8 de março), estão em exposição no hall térreo do Tambiá Shopping.
Os painéis de metro por metro exibidos no corredor do shopping celebram a feminilidade e a importância de nomes que têm despontado em suas respectivas áreas de atuação, reunindo sumidades da política (como Dilma Rousseff, Michelle Obama e Cristina Kirchner), da música (como Elba Ramalho, Amy Winehouse e Elis Regina), da literatura (como Clarice Lispector e Rachel de Queiroz), entre outras atividades.
“Caricaturistas e cartunistas são grandes observadores e já têm o olhar voltado para o desenho. Só de bater o olho na pessoa já idealizo a caricatura dela”, afirma o ilustrador William Medeiros, que é diretor de criação da TV Cabo Branco e desde 1996 colabora para uma revista semanal de Brasília que já publicou mais de 700 capas suas.

William também já foi premiado no maior salão de humor do país, o de Piracicaba, e contribuiu para periódicos como o JORNAL DA PARAÍBA, o Pasquim e ilustrou a série O Guia do Mochileiro das Galaxias, clássico da ficção científica adaptado para a literatura e editado no Brasil pela Editora Sextante.
Esta é a terceira individual do artista no espaço, que já abrigou outra coletânea de caricaturas suas, em 2008, e uma mostra com seus cartuns, em 2009. Segundo William, suas caricaturas e cartuns se detêm sobre situações e personagens cotidianos com as quais se depara e dos quais tenta extrair a comicidade nem sempre captada pelas outras pessoas. “Como se diz no senso comum, uma imagem vale mais que mil palavras, e muitas vezes basta realçar um trejeito ou uma atitude de alguém para que o humor brote dali”, explica William.
A fama do caricaturado, a aura que o cerca, também faz a caricatura, de acordo com William. Sendo esta uma arte muda e que também não ouve, só vê, o apelo visual tem que ser imediato e gritante. “Já houve quem não gostasse do trabalho, mas também já ocorreu o oposto: quem se achasse mais simpático e preferisse a versão caricaturada”, brinca.

Traços de grandes mulheres. No Tambiá Shopping (av. Odon Bezerra, 184, Tambiá, João Pessoa. Tel.: 3214-4000), de segunda a sábado, das 9h às 20h; domingo, das 12h às 20h. Gratuito. Até 17/03.

Jornal da Paraíba, de autoria do jornalista Tiago Germano



Fonte: brazilcartoon 

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário