quinta-feira, 7 de abril de 2011

Abril no CCJ Ruth Cardoso

Atividades incluem palestras e workshops em diversas áreas dos quadrinhos e bate-papo com o quadrinhista Laerte
Durante todo o mês de abril acontecerá no CCJ Ruth Cardoso, uma programação com diversas atividades que envolvem o universo das histórias em quadrinhos.
Já comentamos aqui sobre o Programa de Formação em HQ e Zine, que é dirigido a jovens, educadores e demais interessados, que por meio de debates, palestras e oficinas os participantes terão contato com autores e pesquisadores renomados e poderão se apropriar das linguagens que integram HQs, fanzines, entretenimento e conhecimento. A curadoria é de Gazy Andraus, professor da FIG-UNIMESP, autor e editor de HQs independentes, pesquisador do Observatório de HQ da USP e doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP).
Confira mais uma vez a programação completa para os fãs e admiradores da arte de seqüencial:
Oficina de Personagens de Quadrinhos e Revistas Independentes
O público aprenderá a elaborar um personagem a partir de noções como características do personagem, ambientação e figurino. Ao final, as criações poderão ser publicadas em mini-fanzines ou webcomics. Com: Will, artista gráfico e quadrinista, criador do personagem Sideralman e do mini-fanzine “Subterrâneo”.
Dia 09/04, sábado, das 10h30 às 13h. HQteca. | 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Diálogos: Laerte
O público tomará contato com a fértil trajetória artística de um dos maiores autores de HQ do Brasil: desde a época da revista “Balão” até a atualidade, passando pelos “Piratas do Tietê”, pelas tiras e pela TV. Uma emocionante viagem quadrinística deixará jovens e educadores um pouco mais próximos da produção brasileira.
Dia 09/04, sábado, das 15h às 17h. Espaço Sarau. | 50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Oficina: Webcomic
Serão abordados os melhores modos de publicação de quadrinhos na Internet e de gestão deste tipo de produção: as licenças de uso livre, copyleft e creative commons, e as diversas possibilidades de capitalização de recursos. Com: Cadu Simões, historiador e criador do personagem “Homem-Grilo”.
Dia 14/04, quinta, das 16h às 18h30. Sala de Projetos. | 15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Mesa-Redonda: Dos Fanzines à Fanzinoteca
Os convidados apresentam experiências que demonstram o potencial das fanzinotecas para a criação e manutenção da produção de revistas independentes. Com: Flávio Grão, educador e fanzineiro, autor do “Manufatura”; Douglas Utrescher, criador do I Anuário de Fanzines; e Fábio Tatsubô, criador da 1ª. Fanzinoteca Brasileira de São Vicente e da Fanzinoteca de Santos.
Dia 17/04, domingo, 14h às 16h. Espaço Sarau. | 50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Exibição e bate-papo: Fanzineiros – Projeto e Continuidade Apresentação do vídeo-documentário “Fanzineiros do Século Passado”, seguida de bate-papo com o produtor do vídeo e fanzineiro Márcio Sno.
Dia 21/04, quinta, 14h (vídeo); 16h (palestra). Espaço Sarau. | 50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Palestra: HQs – Um Potencial De Informação Inexplorado
Dirigida a educadores e demais interessados, a palestra aprofundará a linguagem dos quadrinhos como fonte de conhecimento e estímulo à leitura. Com: Maria Alice Caputo, mestre em Ciências da Comunicação e pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP.
Dia 23/04, sábado, das 10h30 às 12h30. Espaço Sarau. | 50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Oficina: A Construção da Caricatura
Oficina de elaboração de caricaturas com o experiente cartunista Bira Dantas.
Dia 01/05, domingo, das 10h30 às 13h. Espaço Sarau. | 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Palestra: Quadrinhos no Brasil e na Ásia – A Nova Onda e a Invasão Coreana
O premiado cartunista Bira Dantas apresenta um panorama da produção de caricaturas no Brasil, fazendo um paralelo com as criações na China e na Coréia.
Dia 01/05, domingo, das 14h30 às 16h. Espaço Sarau. | 50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
Para mais informações sobre o CCJ Ruth Cardoso, clique aqui.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
(11) 3984-2466

Fonte: Impulsohq
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário