terça-feira, 31 de maio de 2011

La Biennale

Realizada desde 1895, a Bienal de Veneza é a mais antiga e tradicional das mostras internacionais de arte, e tem como sede os espaços Giardini e Arsenale, além de diversas mostras e exposições que podem ser vistas espalhadas pela cidade italiana. São mais de 80 artistas vindos de países com o Alemanha, Índia, Japão, China, Estados Unidos, Cuba, Congo e África do Sul.

O tema desse ano escolhido pela curadora Bice Curiger é ILUMMInations, propondo uma exposição internacional sem fronteiras, que busque um diálogo entre a obra, o artista e a visão atual de arte contemporânea. 'Iluminação' propõe que as pessoas sejam iluminadas como visitantes, amantes da arte, indivíduos e membros da comunidade humana, jogando uma luz sobre todas as questão importantes da atualidade. A Bienal também concederá dois Leões de Ouro ao americano Sturtevan e ao austríaco Franz West, considerados dois dos maiores artistas do mundo.

O Brasil está representado por seu pavilhão, construído no Giardini. Os responsáveis pelo espaço são Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, curadores da 29ª Bienal de São Paulo, que escolheram o artista plástico Artur Barrio para apresentar uma exposição no lugar. Nascido em Portugal e naturalizado brasileiro, Barrio é um dos principais nomes no campo experimental da arte contemporânea no Brasil, com foco nas situações artísticas que cria para mudar um ambiente ou um instante.

Entre os destaques está a participação de egípcios que, através da arte, expressam suas opiniões sobre a repressão do ditador Hosni Mubarak. O artista Ahmed Bassiony, morto ao filmar conflitos na região, é um dos homenageados por seus conterrâneos. Outros nomes internacionais importantes que participam da Bienal são Christian Marclay (EUA), Monica Bonvicini (Itália), Sigmar Polke (Alemanha), Cyprien Gaillard (França), Roman Ondak (Eslováquia), Pipilotti Rist (Suíça), a dupla Peter Fischli e David Weiss (Suíça), Cindy Sherman (EUA), James Turrell (EUA) e Trisha Donnelly (EUA).

Até 22/11
Mais informações em www.labiennale.org




Imagem: Reprodução

Atá mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário