quinta-feira, 2 de junho de 2011

Realismo

Para conhecer o Realismo vamos seguir no século XIX, a partir de 1820!

Millet "A Oração"


O Realismo foi uma reação ao Romantismo, assim como o romantismo foi uma reação ao neoclassicismo.

Como vocês vêem a arte é uma constante acão e reação, é uma tentativa inquieta de romper com os "antigos costumes" e reinventar, para que o processo criativo não pare.
A passagem do romantismo para o realismo foi basicamente, o belo e ideal para o real e objetivo.

Corot "Memórias de Mortefontaine"

Nos séculos anteriores ao realismo, os pintores já vinham aprimorando cada vez mais as suas técnicas para que o resultado final da obra fosse mais próximo do real possível.

O Realismo vem para retratar com fidelidade total as cenas pintadas.

A diferença é que, antes os temas eram modificados e idealizados pelos pintores, para que a pintura expressasse o que o artista sentia não o que ele realmente via. Já no realismo, a pintura era uma imitação precisa do que o artista via, sem tirar, nem por!

Daumier "O vagão da terceira classe"

O tema do realismo também era diferente, os artistas se baseavam em fatos reais e modernos, e somente o que podiam ver e tocar era considerado real.

Deuses e deusas da antiguidade estavam totalmente demodê. A moda agora eram paisagens, cenas campestres que mostravam a vida dos camponeses e trabalhadores rurais.

Millet "As Respigadeiras"

QUEM ERA QUEM

Courbet: Foi o pai do movimento realista. Gustave Courbet desafiou o gosto convencional por pinturas poéticas e temas históricos insistindo que "a pintura é uma arte concreta, e tem que ser aplicada a coisas reais e existentes". Quando lhe pediram que pintasse anjos, ele respondeu: "Nunca vi anjos, se me mostrar um, eu pinto".

"O Ateliê"

"Mulheres peneirando o trigo"

Homer: Artista autodidata, Winslow Homer baseava seu trabalho na observação direta da natureza. Era fascinado pelo poder e energia do mar. Sua técnica transformou-o no principal artista das marinhas norte-americanas, e principal aquarelista de todos os tempos.

"Noite de verão"

Aquarela

Eakins: Era muito detalhista em relação a anatomia e a composição. Para pintar uma cena de crucificação, amarrou seu modelo em uma cruz. Eakins foi pioneiro em novas técnicas de fotografia.

"A clínica Agnew"

Fotografia

Whistler: Foi um dos mais polêmicos artistas do século XIX. Defendia a doutrina da "arte pela arte" em que a pintura deve ser aquilo que é simplesmente, independente de todo o "falatório". Dizia que uma pintura nada mais é que "uma superfície vazia, coberta de cores em padrões variados".

"Arranjo em cinza e preto"

CURIOSIDADES

Foi no século XIX que a fotografia nasceu!
A fotografia é um meio artístico poderoso, e muito curioso.

A fotografia pode ser uma ferramenta prática e instantânea hoje para a captura de uma cena, mas o processo de descoberta ótica e química da imagem fotográfica foi árduo.

Em 1826, o químico francês Nicéphore Niépce (1765-1833) fez a primeira imagem fotográfica que sobreviveu:




Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura, efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama".

Daguerre

Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.

Após a morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos.



O processo foi denominado daguerreotipia. Daguerre descreveu seu processo à Academia de Ciências e Belas Artes, na França e logo depois requereu a patente do seu invento na Inglaterra.



A popularização dos daguerreótipos, deu origem às especulações sobre o "fim da pintura", inspirando o Impressionismo.
De lá para cá, muitos outros estudos foram feitos e novas técnicas foram descobertas aperfeiçoando cada vez mais a imagem fotográfica.

Nos dias de hoje, se consegue uma foto em alta resolução de maneira digital, minimizando custos, reduzindo etapas, acelerando processos e facilitando a produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo.

Viva a fotografia!



Próxima postagem de História da Arte...vamos conhecer o movimento IMPRESSIONISTA!



Fonte: Guia dos curiosos, Marcelo Duarte; Arte Comentada, Carol  Strickland; Wikipédia.
Imagens: Reprodução

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário