terça-feira, 2 de agosto de 2011

Impressionismo


Já no final do século XIX, o Impressionismo é o movimento de hoje no post de História da Arte!
 
 
Monet, "La promenade"
 
Mais uma vez a arte rompendo com o passado. Os impressionistas vieram para descontrair a pintura, e quebrar com o estilo tradicional dos realistas.
 
luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
 
 
Monet "A lagoa da Ninféias"
 
A pintura impressionista mostra as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. É também com isto uma pintura instantânea (captar o momento), recorrendo à fotografia.
 
Manet, "Monet trabalhando em seu barco"
 
As figuras não tem contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha e a cor. As sombras são luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que causam. Detalhe, o preto nunca é usado em uma legítima obra impressionista.
 
Degas "Absinto"
 
Os contrastes de luz e sombra são obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos acadêmicos no passado.
Essa orientação, mais tarde, deu origem ao pontilhismo.
 
Pissarro "Pommier"
 
As cores e tonalidades não eram obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, elas eram puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar ótica.
 
Renoir "Tardes soalheiras"
 
QUEM ERA QUEM
 
Monet: Falou em impressionismo, falou em Monet. Apesar de não se considerar impressionista, foram suas obras que inspiraram outros artistas que viriam a ser impressionistas. Monet é considerado o "obcecado" do grupo dos Impressionistas, já que sempre estava pintando. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet, Impressão - Nascer do Sol.
 
"Impressão - Nascer do sol"
 
 
"A Catedral" 
Monet fez muitos outros deste mesmo quadro, estudando variações de luz.
 
Manet: Monet e Manet eram amigos porem nunca chegaram a expor juntos. O estilo era o mesmo, porém os dois pintores tinham técnicas distintas. Edouard Manet atualizou temas dos Antigos Mestres, pintou cenas contemporâneas com visão crítica, foi um dos únicos a usar preto em seus quadros.
 
"Almoço na relva"
 
"O bar do Folies-Bergère"
 
Renoir: O pintor das "rechonchudas". Pierre-Auguste Renoir pintava de forma leve e com pinceladas rápidas suas mulheres volupituosas, crianças, flores e cenas sociais. Era um apaixonado, "pinte com alegria, com a mesma alegria com que faria amor com uma mulher" dizia. Foi um pintor alegre e otimista e seus quadros são um reflexo de sua personalidade, não há um só quadro de Renoir que transmita tristeza.
 
"Le moulin de la Galette"
 
"Dança"
 
Degas: Um pintor nos bastidores do ballet. Edgar Degas, apesar de ser o mais "frio" dos impressionistas, produziu obras de grande sensibilidade e sutileza. Seu forte era captar poses em movimentos de ação casual e poses não convencionais, suas centenas de desenhos, pinturas e pasteis de bailarinas bocejando, se coçando, ou amarrando as sapatilhas, mostram essa compulsão.
 
"Prima Ballerina"
 
"La classe de dance"
 
CURIOSIDADES

Apesar de toda a vida, luz e cor das tela impressionistas o clima na França não era nem um pouco alegre.

Durante o movimento iluminista estava acontecendo a guerra franco-prussiana (1870-71), e a França sofreu tantas derrotas humilhantes que a população ficou desesperada.
 
As tropas alemãs cercaram Paris, devastaram a cidade com um bombardeio e impediram a entrada de provisões. Os cidadões apelaram para ratos e animais do zoológico para matar a fome e cortaram árvores com o fim de conseguir combustível. Mais de trinta mil pessoas morreram de fome.
 
 
Embora Manet, Degas, Brazille (que morreu lutando) e Renoir tenham servido ao exército (Renoir sem ver ação), Sisley, Pissarro e Monet fugiram para a Inglaterra, no intuito de escapar do recrutamento militar. O sangue que apareceu nas obras de Pissarro, deveu-se à transformação de seu ateliê emmatadouro, pelos prussianos, que usaram suas mais de 1.500 telas pintadas como avental, enquanto matavam porcos.
 
Depois da vergonhosa derrota da França, os republicanos parisienses estabeleceram um governo de reforma, a Comuna, brutalmente reprimida pelas tropas francesas. Durante essa resistência, trinta mil foram executados. Enquanto isso os impressionistas debandaram, exceto Manet, que fez litografias protestando contra a suspensão da Comuna.
 
 
 
 
 
No próximo post de História da Arte... Pós-Impressionismo!
Vamos descobrir que história é essa da orelha de Van Gogh.
 
 
Até mais!

Fonte: Guia dos curiosos, Marcelo Duarte; Arte Comentada, Carol  Strickland; Wikipédia.
Imagens: Reprodução

Um comentário: