segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O poder do desenho

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Fonte imagem: Squeaky Pics

Querendo ou não, nossa vida nos leva a tomar constantes decisões nas quais acabamos deixando de lado as emoções, intuição, criatividade, a capacidade de ousar soluções diferentes e de ver o mundo sob um olhar diferente. Tal atitude deve-se ao fato de que fomos condicionados, assim como a maioria das pessoas, a pensar e agir com base num raciocínio lógico, linear e seqüencial.

Utilizamos mais o hemisfério esquerdo do cérebro, o qual é considerado o racional, enquanto deixamos o hemisfério direito, emocional, atrofiar, fazendo-nos perder ou pouco usufruir dos benefícios contidos nele, como a imaginação criativa, a serenidade, visão global, facilidade de memorização, dentre outras habilidades.

O desenho é a primeira representação gráfica utilizada pelas crianças. Desenhar é um ato inteligente de representação que põe forma e sentido ao pensamento e ao conteúdo que foi assimilado. O desenho é ferramenta essencial do processo de desenvolvimento da criança e não deve ser entendido como uma atividade complementar, ou de divertimento, mas como uma atividade funcional.

Ao desenhar recorre-se ao lado direito, que processa informações de uma forma diferente e é quase sempre obscuro e pouco utilizado. O desenho leva ao raciocínio criativo e intuitivo. A maneira tradicional pela qual a escola trabalha não estimula suficientemente a visão espacial dos alunos, pois tem privilegiado o desenvolvimento dos atributos do hemisfério esquerdo: a lógica, a racionalidade, a abstração, o simbolismo, o que implica em dificuldades na aprendizagem de determinados conteúdos que necessitem das habilidades do hemisfério direito.


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Fonte imagem: Samira Daher


Partindo deste pressuposto foi realizada uma atividade com alunos de 1° e2° séries do Ensino Fundamental de um colégio estadual de Curitiba

Foi escolhida previamente uma história infantil, no caso da atividade realizada foi escolhida a história do Saci-Pererê

A narrativa da história foi gravada e para ouvi-la os alunos se acomodaram na sala com as luzes apagadas, no chão ou em suas carteiras, da forma que lhes fosse mais confortável. Após ouvir a história, foi realizada uma conversa sobre a mesma, procurando ressaltar sobre o que entenderam, o que mais gostaram ou o que aprenderam sobre o que ouviram.

Em seguida os alunos foram levados a um pequeno bosque da escola e, sentando-se onde acharam melhor, foi proposta a atividade de desenhar algo da história, utilizando para isso folhas de papel sulfite e lápis colorido. O referido desenho deveria conter elementos observados no bosque e elementos da história imaginados ali, de acordo com a criatividade de cada um. Para que a atividade fosse desenvolvida com calma, foi escolhida uma música de relaxamento para os alunos ouvirem, pensando num momento mais tranqüilo e com maior concentração.

os alunos realizaram a tarefa e pôde-se observar a criatividade e a facilidade que a grande maioria das crianças nessa idade têm em se expressar através do desenho à mão livre. Detalhes pouco percebidos na história foram representados através do desenho por alguns e é interessante ressaltar que surgiram diferentes tipos de percepções do que foi ouvido. Dois alunos elaboraram uma espécie de história em quadrinhos, obedecendo à ordem específica dos acontecimentos narrados, bem como integrando os dois ambientes: o real e o imaginário. Pode-se dizer que a música ajudou nessa concentração e até mesmo na criatividade.

O método desenvolvido por Betty Edwards, artista plástica, doutora em artes e professora de desenho da Universidade Estadual da Califórnia, utiliza técnicas que estimulam a utilização do hemisfério direito, normalmente adormecido na maioria das pessoas, provocando um desbloqueio da "veia artística", abrindo um campo de amplas possibilidades.

De acordo com Edwards (2005), o processo de desenhar está interligado com a capacidade de “ver” (percepção). E este está relacionado ao desenvolvimento das cinco habilidades básicas necessárias à capacidade de percepção: desenho de meros contornos (percepção de arestas); espaços negativos e formas positivas (percepção dos espaços); proporção e perspectiva (percepção dos relacionamentos); luzes e sombras (volumes) e o gestalt (que é a percepção do todo ou sistema de leitura visual da forma). A última habilidade não é ensinada nem apreendida, ela parece simplesmente surgir como resultado da aquisição das outras quatro.

Há a necessidade também de se ter consciência das habilidades básicas adicionais necessárias ao desenho criativo e expressivo: desenho de memória, o desenho a partir da imaginação e naturalmente as técnicas de desenho.

De acordo com Edwards (2005): “... Quase ninguém percebe que muitos adultos desenham como crianças e que muitas crianças desistem de desenhar aos nove ou dez anos de idade. Ao crescerem, essas crianças tornam-se os adultos que dizem que jamais souberam desenhar e que são incapazes de traçar uma linha reta.” Isto porque, é em torno dos dez anos de idade que se completa a Laterização, que é a consolidação de funções específicas num hemisfério ou no outro, que se processa gradualmente durante a infância, paralela à aquisição de aptidões lingüísticas e com o período do conflito infantil (quando o sistema de símbolos parecem se sobrepor às percepções e interferir com desenhos exatos deles).

Aprender a desenhar é algo mais que aprender a habilidade em si mesma, ou apenas representar o que se vê, mas da forma com que se vê e os sentimentos que podem ser expressos. Isto é um ato de liberdade, que é preciso incentivar nas crianças, para que cresçam desenhando, e não percam este incentivo à criatividade. 



Até mais!

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